top of page

Cozinha Mineira recebe prêmio e é considerada a melhor do Brasil


Foto: Leo Bicalho / Secult

Minas Gerais recebeu, na última semana, durante a ABAV 2023, no Rio de Janeiro, o prêmio Excelência Turística Destino Digital na categoria gastronomia. Isso significa que a nossa Cozinha Mineira tem a melhor reputação digital no mercado do turismo entre todos os estados brasileiros. A premiação é promovida pela empresa The Data Appeal Company, especializada no gerenciamento de dados turísticos, e foi recebida pelo secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, além de outros membros da Secult-MG.


Foram analisadas mais de 155 milhões de avaliações digitais, em torno de 2,7 milhões de pontos de interesse, como transportes, atrativos e meios de hospedagem. Uma plataforma coleta essas informações de mais de 130 fontes, tais como Google, Trip Advisor, Booking e Facebook, dentre outras redes sociais, gerando uma grande base de dados.

Esses dados são processados com auxílio da inteligência artificial, que consegue ler, entender e interpretar cada um desses reviews, identificando o quanto cada comentário é positivo ou negativo e sobre o assunto que se refere, como um restaurante, bar, hotel, ou ponto turístico.

Depois de todo o processamento, o algoritmo gera um índice, o qual é usado para classificar os lugares com melhor reputação em cada categoria e, assim, definir os vencedores.


Segundo a diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, essa é mais uma confirmação da excelência e tradição da Cozinha Mineira. “Nossa cozinha nos orgulha mais uma vez. A cultura alimentar de Minas Gerais, seus sabores e saberes são reconhecidos e aprovados não só por quem vive aqui, mas também por brasileiros de todas as regiões do país, gente que viaja e de maneira espontânea escolhe nossa gastronomia como a melhor. Isso comprova mais uma vez a importância de todo o trabalho de registro da Cozinha Mineira como patrimônio cultural imaterial do estado e faz com seja missão de todos os mineiros preservá-la e salvaguardá-la, com ações que mantenham as tradições e também a promovam com foco na geração de emprego e renda”.

17 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page