top of page
Feijoada

PATROCINADORES

GERDAU

Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, a empresa também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo interno. Há quase quatro décadas em Minas Gerais, a Gerdau tem construído fortes laços com a economia e a sociedade mineira, onde opera quatro usinas produtoras de aço. 

Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a empresa está presente em nove países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal em Minas Gerais.

 

O apoio a projetos que reforcem Minas Gerais como o estado da cultura, do turismo e de uma economia pujante tem sido uma das ações da Gerdau ao longo de sua história. Por isso, a empresa está presente, como patrocinadora, no projeto Cozinha Mineira Patrimônio, acreditando na proposta da iniciativa de transformar a cozinha do estado em Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, haja vista sua importância econômica e afetiva para o povo mineiro.

 

Site oficial: www2.gerdau.com.br
Nas redes: Instagram | Facebook | YouTube | Twitter | Linkedin | Tiktok

CEMIG

 

A Companhia Energética  de Minas Gerais (Cemig) é uma grande incentivadora da cultura no estado e no país. Ao longo de seus 70 anos, a empresa investe e apoia expressões artísticas, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as tantas formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig atua, também, na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. 

 

Reconhecer e zelar pelas tradições de Minas Gerais é uma prática inerente da Companhia, de maneira que a cozinha mineira e sua expressão cultural não poderiam ficar de fora deste cenário. Uma cozinha típica, autêntica e singular, que coloca à mesa afeto, carinho, cuidado e hospitalidade, marcas tão características da população mineira.

 

A empresa acredita que mapear e cuidar desse universo é uma forma de manter vivos os saberes e sabores da cultura alimentar de Minas, de forma a perpetuar um legado que será passado de geração em geração. Um universo vasto, que vai da economia familiar, as pequenas quitandas e os diferentes quitutes, passando pelos pratos mais simples e pela alta gastronomia, até os premiados queijos e cafés. Incentivar e impulsionar o crescimento do setor alimentar no estado reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Companhia em transformar vidas.

Site oficial: www.cemig.com.br

Nas redes: Instagram | Facebook | YouTube | Twitter | Linkedin

GASMIG

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) é a distribuidora exclusiva de gás canalizado em todo o território mineiro, concessão feita pelo estado de Minas Gerais. A Gasmig atende aos segmentos industrial, comercial, residencial, gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL), automotivo, cogeração/climatização e termelétrico.

Além de distribuidora de gás natural canalizado, a Gasmig é uma empresa que investe no desenvolvimento da sociedade. Os projetos patrocinados pela Gasmig (incentivados ou diretos), que estão vinculados comprovadamente com o fortalecimento da Companhia, promovem atividades culturais, sociais, esportivas, educacionais e de inovação tecnológica.

Seguindo esses preceitos, a Companhia tornou-se patrocinadora do projeto Cozinha Mineira Patrimônio por acreditar na potência de registrar a cozinha do estado como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, um título que fortalecerá as tradições, a memória dos saberes e a economia da diversa e rica cultura alimentar de Minas. 

Site oficial: www.gasmig.com.br
Nas redes: Instagram | Facebook | YouTube | Twitter | Linkedin 

PARCEIROS

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS - SECULT

Uma das principais parceiras do projeto Cozinha Mineira Patrimônio, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) apoia a iniciativa desde a sua concepção, reforçando a importância do reconhecimento da cozinha mineira como Patrimônio Cultural Imaterial a nível estadual e, futuramente, nacional.

 

Entendendo a cozinha de Minas Gerais como objeto indissolúvel do turismo no estado e da formação identitária do povo mineiro, a Secult criou, em 2021, o “Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira”. O documento concentra as ações de parceiros estratégicos para o desenvolvimento, o fortalecimento e a promoção do setor e de toda a sua cadeia produtiva.  

 

Junto ao Instituto Periférico, ao Iepha e aos demais envolvidos no processo de patrimonialização, a Secult caminha rumo a uma cozinha livre e plural, que valoriza suas origens, mas pensa no futuro. Uma cozinha que salvaguarda saberes e fazeres de nossos mestres e mestras, ampliando possibilidades e criando melhores condições para o setor.  


Site oficial: www.secult.mg.gov.br
Nas redes: Instagram  | Facebook | Twitter | Linkedin

IEPHA-MG

A Cozinha Mineira, mesmo sem um processo formal, é reconhecida como parte da identidade de Minas Gerais. A cultura alimentar presente no estado pode ser identificada pelos diversos aromas, produtos, técnicas e sabores, que paulatinamente se tornaram elementos constitutivos dessa cozinha. Ela é um saber construído a partir de influências culturais variadas e pela disponibilidade de diferentes produtos e ingredientes em todo o território. 

Alguns desses elementos já foram reconhecidos como patrimônio cultural do estado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), como, por exemplo, o modo de fazer o queijo minas artesanal. Entretanto, apesar da significativa produção e dos reconhecimentos já realizados, na maioria dos casos essas foram ações isoladas e pontuais. Assim, a importância de se promover estudos para reconhecer a Cozinha Mineira como patrimônio cultural do Estado de forma ampla e plural.

 

Os estudos estão sendo produzidos com participação do Iepha em três fases simultâneas e complementares. Dois documentos técnicos vão fornecer subsídios para a construção da proposta de reconhecimento. O primeiro documento apresentará a metodologia de trabalho e a fundamentação teórica sobre o conceito de cozinha mineira, primordial para a inclusão dos bens a serem estudados. 

 

O segundo apresentará a proposta e os mecanismos de participação e validação da sociedade no processo de reconhecimento e salvaguarda da cozinha mineira. O projeto prevê a formação de um comitê composto por pesquisadores, especialistas, grupos e instituições setoriais da cultura alimentar, e por comunidades e/ou indivíduos detentores de práticas e saberes ligados à cozinha.

 

Os estudos conceituais e as recomendações técnicas vão orientar as pesquisas interdisciplinares, empíricas e documentais sobre o conjunto de bens culturais que constituem a cultura alimentar tradicional de Minas Gerais. Nesta etapa, o Cozinha Mineira vai levantar e analisar os registros de bens realizados pelos municípios do estado, promover encontros com os públicos de interesse e produzir o mapeamento territorial e afetivo do universo que compreende as dimensões da culinária regional.

Site oficial: www.iepha.mg.gov.br
Nas redes: Instagram | Facebook | YouTube | Twitter

EMATER-MG

 

Um dos principais instrumentos do Governo de Minas Gerais para a ação operacional e de planejamento no setor agrícola do Estado, a EMATER desenvolve ações de junto a agricultores familiares e produtores em geral. Na seccional de Minas, a Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural atua em todas as fases da cadeia produtiva, considerando desde a produção sustentável de alimentos, o processamento e a comercialização, utilizando metodologias participativas na perspectiva do desenvolvimento social e econômico, do fortalecimento e do resgate de tradições gastronômicas e culturais.

 

Entre os principais produtos trabalhados na temática gastronômica, estão o café, queijos  artesanais e outros derivados do leite; hortaliças, raízes  e tubérculos, frutas, doces, quitandas, mel, quitandas/farináceos, peixes,  plantas não convencionais, entre outros.

 

A EMATER-MG participa ativamente de eventos gastronômicos realizados pelos municípios do estado. Entre os nomes, estão festivais de comida típica e de comida da roça, como a Festa Nacional do Milho, o Festival do Frango Caipira, a Festa da Mandioca, a Festa da Batata e a Festa da Alface. A empresa atua, ainda, em parceria com outras iniciativas socioculturais - como, por exemplo, o projeto Cozinha Mineira Patrimônio, cooperação pela qual se orgulha muito.

 

Site oficial: www.emater.mg.gov.br

Nas redes: Instagram | Facebook | YouTube | Flickr | Soundcloud

ABRASEL-MG

 

Fundada em 27 de novembro de 1987, a seccional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Minas Gerais representa e age estrategicamente em prol do desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar. Fazem parte deste setor os bares, restaurantes, cafeterias, buffets, casas noturnas, empresas de catering, sorveterias, restaurantes especializados (pizzarias, churrascarias e outros), lanchonetes, quiosques, lojas de conveniência, trailers de lanches, empresas de alimentação industrial e afins.

 

Somos uma das entidades que conduz o Programa Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia Mineira (PEGM), cujo objetivo é fomentar e promover um dos mais importantes atrativos turísticos do estado como vetor de crescimento econômico e desenvolvimento social. O projeto para transformar a Cozinha Mineira Patrimônio de Minas Gerais, que integra este programa, propõe, inclusive, a implantação de políticas públicas e privadas voltadas para a gastronomia mineira. 

 

Bares e restaurantes são, por natureza, o palco no qual se expressam os talentos da cozinha das Alterosas, logo é de extrema relevância que a Abrasel-MG esteja envolvida e engajada em todos os projetos voltados para valorizar este patrimônio valioso dos nossos sabores e saberes que emanam dos fogões nos cantos mais recônditos do nosso estado.

 

Site oficial: www.mg.abrasel.com.br

Nas redes: Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | Linkedin

SEAPA-MG

Todo prato tem origem no campo, que, de acordo com o IBGE, soma mais de 1,8 milhão de pessoas ocupadas em atividades agropecuárias em Minas Gerais. É, portanto, missão da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA-MG) elaborar e executar políticas públicas para o setor.

O mesmo  objetivo é perseguido pelas vinculadas da SEAPA, em um trabalho que se desdobra por diferentes frentes: a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Assim, a secretaria e suas vinculadas atuam em diferentes etapas de processos alimentares diversos.

Por exemplo, os queijos artesanais mineiros contam com o extenso trabalho do Sistema Agricultura, que vai da caracterização das regiões produtoras, a partir de estudos técnicos e pesquisas, até a inspeção do produto final, garantindo a qualidade do produto e a segurança do consumo. O mesmo ocorre com o vinho, azeite, mel e vários outros produtos.

A participação da SEAPA-MG no Projeto Cozinha Mineira é consultiva, de prestação de informações que auxiliam na construção do escopo do dossiê, além da realização de ações de apoio à iniciativa.

 

Site oficial: www.agricultura.mg.gov.br
Nas redes: Instagram | Facebook | Twitter

SEBRAE-MG

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) é uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, sediada em Belo Horizonte. O Sebrae abrange os 853 municípios mineiros com atendimento em nove sedes regionais, oferecendo orientação a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento. A entidade também desenvolve projetos para a disseminação e criação de políticas públicas que favoreçam o crescimento dos pequenos negócios, comprometendo-se com a transformação dos territórios por meio da força empreendedora das comunidades. 

O “Prepara Gastronomia” é o programa estratégico do Sebrae que busca a promoção da gastronomia em Minas Gerais e o suporte aos pequenos negócios do segmento de alimentação. Sua estratégia está pautada em soluções de suporte empresarial com soluções de melhoria dos processos produtivos, de gestão e operação das pequenas empresas do segmento, com foco no monitoramento por indicadores e atuação direta nos fatores críticos de sucesso dos negócios.

Pensar o desenvolvimento territorial a partir das características únicas e singulares de cada local é o propósito do programa “Prepara Gastronomia” - um grande desafio, tendo em vista a diversidade e a riqueza da cultura alimentar em Minas Gerais.

Oportunizando, também, outras iniciativas voltadas para o setor, o Sebrae se orgulha de apoiar os pequenos negócios desta importante cadeia produtiva  que é a cozinha mineira, um grande ativo econômico do estado.

 

Site oficial: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg

Nas redes: Instagram | Facebook | YouTube | Twitter | Linkedin

FRENTE DA GASTRONOMIA MINEIRA

A Frente da Gastronomia Mineira reúne esforços pela defesa, preservação e promoção da gastronomia do nosso estado. Em toda Minas Gerais, existem iniciativas nesse sentido e a Frente conecta essas ações, promovendo articulação por meio de um trabalho em rede que conta com representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, bem como formadores de opinião, empreendedores, profissionais e pesquisadores e todos que possuem interesse ou participação na cadeia gastronômica. 

A instituição apoia e participa ativamente do projeto Cozinha Mineira Patrimônio, inclusive promovendo a expansão de suas ações para o interior do estado e a aproximação das Instâncias de Governança Regional (IGRs) do estado com o intuito de desenvolver a gastronomia local.

Para entender um pouco sobre cada povo, é preciso entender o que esse povo come. E, em Minas, nos quatro cantos do estado, existem características e influências étnicas diferentes. A cozinha mineira é recheada de muitos aromas e sabores, saberes e fazeres. É preciso conectar os conhecedores, trabalhar e ter orgulho dessa cozinha, para realmente transformá-la em patrimônio de Minas.

Site oficial: www.frentedagastronomiamineira.com.br
Nas redes: Instagram | Facebook

SENAC EM MINAS

Primeira instituição a oferecer um curso de cozinha em Minas Gerais, o Senac em Minas transmite, há 76 anos, técnicas relacionadas ao tema para profissionais de todas as regiões do estado. Ao longo desse tempo, a entidade vem apoiando, ainda, iniciativas focadas no desenvolvimento da cozinha de Minas - como no caso do projeto Cozinha Mineira Patrimônio, que busca torná-la Patrimônio Cultural Imaterial do estado. 

Ciente da importância da transmissão dos saberes, o Senac sistematiza, como escola, o conhecimento tradicional da cozinha do estado, fortalecendo-a em diferentes esferas de atuação. Assim, o trabalho da entidade se faz presente em restaurantes, pequenas indústrias, produções para comercialização e até mesmo em residências.

 

O papel formativo do Senac é primordial no sentido de difundir saberes para além do conhecimento familiar, mantendo vivas técnicas, modos de cozinhar, histórias, alimentos e receitas. A atuação da entidade também reforça a posição da cozinha mineira como geradora de renda, propiciando pertencimento e inclusão, já que trata-se de um setor econômico extremamente democrático.

 

Site oficial: www.mg.senac.br
Nas redes: Instagram | Facebook | YouTube | Twitter | Linkedin

bottom of page